Como Vencer a Procrastinação e concluir seu trabalho: 5 Dicas práticas que funcionam!

Nenhum de nós está imune. A procrastinação afeta a todos – alguns mais do que outros. Mas não se preocupe, ao longo desse artigo vamos entender melhor a ciência desse conceito e fornecer dicas práticas para superá-la.

Antes de tudo, se você quer vencer a procrastinação, o primeiro passo é entender melhor o que esse conceito representa: resistência.

Essa resistência é algo que Steven Pressfield exemplifica bem em seu livro The War of Art. Ele comenta que, nesse universo, resistência consiste em algo que te impede de realizar uma tarefa, seja ela qual for. Você quer concluir essa tarefa, porém, por algum motivo você evita seguir em frente a todo custo.

Nessa situação, a resistência faz com que você acabe optando por fazer alguma outra coisa qualquer como checar seu Facebook, Whatsapp, ou até mesmo ordenar sua estante de livros alfabeticamente… rs

Isso normalmente acontece porque essa tarefa parece ser tão “importante”. O que faz com que você evite, tenha até medo de começá-la. Então, seja um projeto escolar importante, um projeto pessoal ou do trabalho, você provavelmente vai sentir alguma resistência ali que fará com que você procrastine sua realização.

Por exemplo, eu sinto uma certa resistência quando tenho que enfrentar um grande projeto. Tal como a construção de uma estratégia de funil de vendas para um novo produto online. Por ser algo complexo e que exige muito estudo, acaba fazendo com que o simples ato de sentar e focar fique mais mais difícil do que seria com tarefas do dia a dia.

No entanto, existem algumas técnicas que me ajudam a evitar esse cenário e que vou compartilhar com você hoje.

Ação, por menor seja!

Eu sei que parece óbvio e você provavelmente está dizendo:

Mas o que acontece é que muitas vezes parece incrivelmente difícil tomar uma atitude. Então como fazer?

Meu melhor conselho nessa situação é olhar para o que você precisa fazer e se perguntar: Qual é o menor, mais fácil, próximo passo que posso dar em direção ao meu objetivo?

Transforme esse passo em algo tão simples que levaria poucos minutos para realizá-lo. Quebre sua tarefa em pequenas partes, nos menores tamanhos possíveis.

Por exemplo, se você precisa escrever um trabalho de pesquisa, então, talvez o menor e simples passo seria abrir um documento no word. Depois, escrever a data, seu nome e a primeira palavra, seja qual for. Então, dividindo cada passo na tarefa mais fácil que existe, em micro passos.

Assim que tiver aberto o documento e escrito sua primeira palavra, pergunte-se novamente: Ok, agora qual é o próximo passo mais simples que posso dar em direção ao meu objetivo?

Desse modo, você vai perceber que assim que conseguir dar esse primeiro micro passo, você pode seguir para o próximo, então para o próximo… Continuando dessa maneira, acabará construindo um momentum e se encontrará em um fluxo contínuo de ações na direção correta.

Eu compreendo que pode ser difícil e até sofrido tomar ação, mesmo que sejam micro passos, por isso, outra estratégia que tem me ajudado bastante é

Definir um limite de duração.

Isso significa que digo para mim mesmo: Eu vou trabalhar nesse projeto apenas pelos próximos 40 minutos (exemplo). Vou olhar no relógio, começar cada micro passo e passado esse período vou parar.

Mas então o que acontece na grande maioria das vezes é que, passado esse período, me permito continuar, caso faça sentido. Definir esse período me dá um espaço no dia para começar o que preciso e parar de empurrar para frente.

Porém quando esse tempo pré definido chega ao fim, normalmente eu já entrei naquele momentum pela execução de cada micro passo, e isso me faz querer continuar.

Isso acaba sendo bem útil. Se você não se sente com vontade de mergulhar em certo projeto mas sabe que ele precisa ser realizado, apenas defina um pequeno montante de tempo para focar nele. Que sejam 15 minutos, 30 minutos… E, se ao final desse período, isso for tudo que conseguiu fazer, ótimo! Porém, normalmente, você vai sentir vontade de trabalhar por um tempo um pouco maior, o que é melhor ainda.

Estado de fluxo fluido

O objetivo é conseguir alcançar aquele seu estado de fluxo de trabalho fluido, no qual você está mergulhando no que está fazendo, super focado, e mal vê o tempo passar. Tenho certeza que você já teve esse sentimento e sabe facilmente diferenciá-lo de um momento improdutivo.

É esse o sentimento que queremos alcançar ao tentar vencer a procrastinação. Primeiro, se conscientizar a respeito da procrastinação, notar que nada mais é que uma resistência. Depois, para que então você possa definir os próximos micro passos e um limite de duração até que, eventualmente, consiga entrar no estado fluido de trabalho.

Esse é um estado usualmente chamado de “Deep Work”. Conceito bem exemplificado no livro de Cal Newport, estado de intenso foca no qual se está extremamente produtivo. Recomendo a leitura.

Uma outra estratégia que gosto e que pode te ajudar a entrar no clima e colocar projetos em ação é usar a

Música para concentração.

Algumas das minhas playlists favoritas para trabalhar estão no spotify. Algumas que recomendo: Deep Focus; LoFi Hip hop beats; Better Focus.

Encontre algo que te ajude a entrar no clima para focar no trabalho. Sejam playlists de música, preparar um chá, organizar seu espaço de trabalho… Tenha em seu espaço tudo que você precisa para mergulhar em seu projeto e para evitar a procrastinação.

Vencer a procrastinação: playlist

Distanciar-se de distrações: Smartphone.

Um app interessante que tem isso como objetivo se chama Forest: Stay Focused (Sim, estou recomendando usar um app no smartphone para você distanciar dele hehe).

O aplicativo é baseado na ideia de que você está plantando uma árvore digital. Assim, quando você define o tempo, você começa a plantar aquela árvore. A partir de então, se você sair do aplicativo para checar qualquer outra coisa em seu celular, sua árvore começa a morrer.

A parte que acho realmente interessante é que, aparentemente, conseguindo plantar as árvores digitais você acaba coletando moedas. Assim, a cada certo montante, árvores no mundo real são realmente plantadas.

Dessa forma, a última estratégia que gostaria de compartilhar e que pode ajudá-lo a eliminar a procrastinação é tentar

Meditar antes do trabalho.

Às vezes não conseguimos focar no trabalho pelo simples fato de que nossa mente está completamente distraída, pensando em milhões de coisas ao mesmo tempo e etc.

Separar 10 minutos de meditação vai ajudá-lo a limpar sua mente, definir suas intenções e preparar a sua mente para focar no que quer que seja que você precise focar.

Essas são as dicas sobre como vencer a procrastinação. Eu espero que tenham te ajudado e que as coloque em prática!

Compartilhe comigo se você tiver alguma dica/estratégia que gosta de utilizar e que não foi citada aqui. Escreva nos comentários abaixo para que eu possa aprender também!

Ou simplesmente me conte a playlist que mais gosta para entrar no clima e focar. Estou sempre buscando novas opções que possam me ajudar a vencer essa resistência.

Afinal, sempre que existir um projeto importante, com grande significado, a resistência sempre estará lá. E isso é completamente natural. Decerto,estamos todos em constante desenvolvimento e buscando melhorar a cada dia! Boa sorte em sua jornada.

E caso você ainda não tenha conferido nosso artigo sobre 4 fatores que podem secretamente roubar a produtividade do seu dia, sugiro que dê uma olhada, vale a pena conferir!

Faça Parte da Nossa Comunidade

Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos em primeira
mão e dê um passo adiante no seu desenvolvimento
pessoal e profissional.