Empreendedorismo

O que é Empreendedorismo?

Uma boa definição para empreendedorismo é que ele é o ato de criar um negócio (ou vários), de modo a construir e redimensionar para gerar valor e lucro.

Todavia, uma definição básica sobre empreendedorismo pode ser um pouco limitante.

Conceitos mais modernos trazem o empreendedorismo como uma forma de transformar o mundo gerando solução para grandes problemas e dificuldades.

Alguns exemplos são: iniciar uma grande mudança social, criar um produto inovador ou apresentar uma nova solução.

Entretanto, a definição de empreendedorismo não deixa transparente o que as pessoas precisam fazer para colocar o sonho em suas mãos e levá-los na direção correta.

Empreendedorismo também remete à construção de uma vida com seus próprios termos, sem chefes, sem horários, e ninguém te segurando.

Os empreendedores são capazes de dar o primeiro passo rumo a uma nova direção e tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Qual a Importância do Empreendedorismo?

Empreendedores são pessoas que quando se deparam com algum problema no mundo, se concentram imediatamente na criação da solução.

Independente de estarem criando novas funções e empregos ou um novo produto, eles constantemente agem para garantir o progresso, da empresa e da sociedade.

Neste processo de entender sobre empreendedorismo e sua importância, vamos ver porque os empreendedores são importantes para a sociedade.

  • Empreendedores criam empregos: sem empresários, os empregos seriam mais escassos. Os empreendedores assumem o risco de se empregarem. A ambição de continuar o crescimento de seus negócios acaba levando à criação de novos empregos. À medida que seus negócios continuam a crescer, ainda mais empregos são gerados. Assim, reduzindo as taxas de desemprego, e ajudando as famílias na sociedade.
  • Empreendedores criam mudanças: empreendedores sonham grande e, naturalmente, algumas de suas ideias farão mudanças significativas na sociedade. Eles podem criar um novo produto que resolva um problema ou aceite o desafio de explorar algo que antes não foi explorado. Muitos acreditam em melhorar o mundo com seus produtos, ideias ou negócios.
  • Empreendedores se doam a sociedade: grandes empreendedores se doam para a sociedade, eles tendem a ter um impacto mais significativo na comunidade na questão de doações, investindo em projetos para instituição de caridade e organizações sem fins lucrativos. Alguns procuram investir seu dinheiro na criação de soluções para ajudar as comunidades mais carentes.

Habilidades Essenciais no Empreendedorismo

Existem algumas habilidades e capacidades que são essenciais para um empreendedor obter sucesso.

Assim como todos que têm um trabalho a fazer, o empreendedor precisa de algumas habilidades para fazer o trabalho de forma eficaz.

Quando falo sobre habilidade, estou englobando os conceitos de competência, proficiência, atributos e a capacidades de fazer algo bem!

As habilidades estão intimamente ligadas ao conhecimento, experiência e capacidade.

As habilidades são alimentadas ao longo do tempo e através de muito esforço, aprendizado, melhoria e realização de tarefas ou comportamentos específicos.

Embora não haja uma fórmula para um empreendedor de sucesso, existem certas habilidades associadas ao sucesso empresarial.

Uma mistura equilibrada de habilidades que permitem lidar com questões, enfrentar novas ideias e melhorar o nosso modo de viver. Um conjunto diversificado de habilidades, devido aos muitos papéis que um empreendedor deve assumir.

As listas podem ser enormes. Para um empreendedor de sucesso, você deve ser resiliente, focado, mente aberta, competitivo, determinado entre muitas outras.

Além disso, podemos agrupar essas listas em conjuntos de habilidades, vou exemplificar alguns deles:

  • Habilidades Pessoais: estas todos nós possuímos, mas é forma como elas se desenvolvem através do conhecimento que molda um conjunto de habilidades empreendedoras.
  • Habilidades Sociais e Relacionais: habilidades de comunicação, capacidade de trabalho em equipe e capacidade de adaptação a novas situações.
  • Habilidades Cognitivas: Aqui incluímos o pensamento criativo, formulação e resolução de problemas.
  • Habilidades Técnicas: Combinação de conceitos, métodos e processos de trabalho que facilitam a parte mais operacional.

Dentro desses conjuntos de habilidades teremos mais características e competências, ao final deste artigo temos um presente pra você entender cada uma delas.

Cases de Empreendedorismo

Walt Disney:

Fundador da Walt Disney Company, Disneyland e Walt Disney World.

Sua marca começou com a criação do Mickey Mouse e foi se expandindo com personagens como Branca de Neve, Cinderela, e muito mais.

Como empreendedor, também enfrentou diversas dificuldades tendo de superar adversidades e desafios como pessoas roubando seu trabalho/ideias e fracassos comerciais.

Entretanto, ele persistiu e continuou comprometido com a sua visão.

Mark Zuckerberg:

Criou vários produtos antes de construir o Facebook. Ele criou uma ferramenta de mensagens que seu pai usava em seu consultório odontológico para se comunicar com a recepcionista.

Além disso também criou um software de música que a Microsoft e a AOL estavam interessadas em comprar, na época ele era apenas um adolescente.

No ano em que ele fundou o Facebook, ele conseguiu mais de 1 milhão de usuários e rapidamente se tornou um dos mais jovens bilionários do mundo.

Jeff Bezos:

Fundador e CEO da gigante Amazon, que começou em 1994 como uma loja de livros online.

Depois disso Jeff Bezos continuou adicionando novas categorias de produtos na Amazon.

Hoje a Amazon é a maior plataforma de compras on-line do mundo.

Além disso ela também possui produtos e serviços como a Amazon Web Service(AWS), Alexa, Juglee, Audible, entre outros.

Dicas de Especialistas em Empreendedorismo

Reunimos aqui algumas dicas rápidas de grandes empreendedores para auxiliar você no seu dia a dia.

1. Se Desafie

Richard Branson, um dos empresários mais bem sucedidos da Inglaterra menciona que sua maior motivação é continuar a se desafiar todos os dias.

Encarando a vida como um longo período de ensino, onde pode aprender mais a cada dia, com a ideia de que ou você acerta ou você aprende.

2. Trabalhe Duro

Começar um negócio é exponencialmente mais difícil que outro trabalho. Os empreendedores de sucesso precisam saber bem sobre diversas funções como:

Vendas, Marketing, Finanças, Operações, RH, entre muitas outras.

Além disso, criar uma empresa a partir do zero requer muito esforço dedicação, persistência e aprendizado contínuo.

3. Assuma o Risco

Jamais vamos conseguir saber o resultado do nosso esforço e trabalho se não o colocarmos em prática!

Você não deve se arrepender do fracasso, mas deve se arrepender de não tentar.

Os riscos estarão presentes em toda a sua vida, e cabe a você decidir se você enfrentará os obstáculos ou ficará esperando que alguma solução caia do céu.

4. Escute Atentamente seus Clientes

Diria que esta é uma das dicas mais importantes, mas também uma das mais subestimadas.

Precisamos ouvir nossos clientes com muita atenção e empatia.

Seus clientes irão lhe dizer como está o seu produto ou serviço, e ninguém melhor do que eles para saber se o que você está entregando é de qualidade ou não.

A experiência do seu cliente é um dos maiores ativos da sua empresa.

Há estudos estatísticos que dizem que quando um cliente gosta do produto, ele repassa a informação para 3 ou 4 pessoas.

Em contrapartida, quando eles não gostam do seu produto, repassam esta informação para 19 ou 20 pessoas.

Portanto, aproveite as críticas, pense em alguma maneira de melhorar seu produto ou serviço e fidelize seus clientes.

5. Concentre-se no que faz você prosperar

Seja implacável e não tenha remorso com o que faz você prosperar.

O ambiente em que estamos e minamos os nossos próprios desejos em favor do que nos rodeiam.

Quanto antes você conseguir agarrar essa ideia, mais rápido ela irá mudar o seu mundo.

6. Jogue o Jogo Longo

No mundo do empreendedorismo é muito comum as pessoas quererem um resultado de curto prazo.

Os resultados de um ano são superestimados pelas pessoas, e o resultado de cinco anos são subestimados.

Portanto, não subestime o poder do jogo longo, pense nas suas metas de longo prazo e divida em etapas menores.

Pense no prazo de 5 anos onde você quer estar, divida em etapas menores, anos, meses, semanas e dias.

Quebrando seu plano de longo prazo em planos de curto prazo, você estará dividindo-o.

Empreendedorismo não dorme

Espero que tenha gostado do nosso artigo e que tenha contribuído no seu desenvolvimento.

Separamos um bônus especial para você que é empresário e quer crescer sua empresa ou para você que sonha em criar o próprio negócio e está buscando saber mais sobre o assunto.

Trata-se de um ebook, com 4 Grupos de Habilidades Essenciais para um Empreendedor.

Dentro de cada grupo há mais detalhes a respeito de diversas características e competências que farão você literalmente mudar de nível!

Ah, e não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais, todas as semanas temos conteúdos novos a respeito de desenvolvimento pessoal e profissional.