Conheça os Principais Estilos de Liderança e Descubra o Seu!

Os Estilos de Liderança Mais Comuns e Como Encontrar o seu Próprio

Provavelmente, se você chegou até aqui, você já deve ter ouvido falar algumas frases de liderança, como:

  • Um bom líder deve sempre respeitar e confiar em sua equipe
  • Um bom líder deve sempre Saber Ouvir e Orientar
  • Um bom líder deve sempre Ter Empatia
  • Um bom líder deve sempre saber dar e receber um feedback
  • Um bom líder deve sempre estar motivado

Como se sabe, as frases são inúmeras e um ponto em comum entre todas elas é: “Um bom líder deve sempre…

Bom, nessa pequena provocação, já conseguimos identificar um ponto muito importante sobre a liderança: o EXEMPLO.

Dentre as frases citadas, todas possuem este item em comum. O exemplo é um dos principais fatores que influenciam como a sua equipe te enxerga e também como ela irá reagir diante das suas atitudes.

O papel da liderança, na prática, deve estar constantemente buscando melhorias e mudando a forma como ajudamos nossos liderados a crescer e se desenvolver. E quanto mais buscamos essa excelência, mais o nosso time tende a prosperar.

Para nos tornamos melhores líderes amanhã, é muito importante saber onde estamos hoje.

Para poder ajudá-lo a entender melhor o impacto dos estilos de liderança em uma empresa, vamos abordar alguns dos estilos mais comuns de liderança hoje e o quão eficazes eles são.

Tipos e Estilos de Liderança

1. Estilo de Liderança Democrática

Este estilo de liderança pode ser entendida bem ao pé da letra mesmo. O líder toma decisões com base na opinião de cada membro da equipe. Embora seja o papel dele a decisão final, cada membro do time participou e tem peso igual na direção dos projetos.

Desse modo, este é um dos estilos de liderança mais eficazes, pois permite que os liderados participem das tomadas de decisão, desenvolvendo as pessoas para que possam exercer a função de líder futuramente.

Esse tipo de liderança se assemelha muito com os conselhos diretores das empresas, que tomam decisões em conjunto sobre o futuro da companhia.

Assim, conheça mais sobre Gestão de Pessoas: Aprenda os Conceitos e Boas Práticas

2. Estilo de Liderança Autocrática

Este estilo de liderança é totalmente o inverso da Liderança Democrática. Neste tipo, o líder toma as decisões sem receber contribuições de quem se reporta a ele.

Os liderados não são consultados antes de uma orientação e devem aderir a decisão em um momento e ritmo estipulados pelo líder.

Este tipo de liderança, hoje, já está muito ultrapassado. A maioria das organizações não consegue sustentar uma cultura tão verticalizada sem perder funcionários; sendo que, geralmente, os melhores são os primeiros a sair.

Portanto, é melhor manter a liderança mais aberta ao intelecto e à perspectiva da equipe.

3. Estilo de Liderança Liberal (Laissez-Faire)

Este é um estilo de liderança menos intrusiva, ou seja, mais liberal. O termo francês Laissez-Faire, pode ser traduzido, literalmente, como “Deixe-os Fazer”. As lideranças que aderem a este estilo, oferecem, quase que totalmente, a autoridade para tomadas de decisão aos seus liderados.

Embora a Liderança Liberal possa auxiliar na capacitação dos funcionários, uma vez que eles podem trabalhar da maneira que desejarem, isso pode limitar um pouco o desenvolvimento e negligenciar algumas oportunidades críticas de crescimento da empresa. Portanto, é importante que esse estilo de liderança esteja sempre sob controle.

4. Estilo de Liderança Estratégica

Este tipo de liderança ocupa um lugar entre as principais operações de uma empresa e suas oportunidades de crescimento.

O (a) líder aceita o fardo dos interesses executivos enquanto garante que as condições de trabalho atuais permaneçam estáveis para todos os outros.

Este é um estilo de liderança desejável em muitas empresas, porque o pensamento estratégico suporta vários tipos de funcionários de uma só vez.

Entretanto, líderes que operam dessa maneira podem estabelecer um precedente perigoso em relação a quantas pessoas eles podem apoiar de uma só vez e qual é a melhor direção para a empresa se todos estiverem conseguindo o que querem em todos os momentos.

5. Estilo de Liderança transformacional

Este estilo de liderança está sempre “transformando” e melhorando as condições da empresa.

Os funcionários podem ter um conjunto de tarefas básicas e metas que eles concluem toda semana ou mês, mas o líder está, constantemente, tirando-os da zona de conforto.

Essa é uma forma altamente incentivada de liderança entre empresas preocupadas com o crescimento, pois motiva os liderados a ver o quão capazes são de se desenvolver e melhorar.

Contudo, líderes Transformacionais podem se arriscar a perder de vista as curvas individuais de aprendizado, caso os liderados diretos não receberem treinamento adequado para guiá-los em novas responsabilidades.

6. Estilo de Liderança Transacional

Este tipo de liderança é muito comum hoje em dia. Os líderes recompensam os liderados precisamente pelo trabalho e resultado que eles geram. Uma equipe de marketing, por exemplo, recebe um bônus se conseguir gerar um certo número de leads até o final do semestre/trimestre.

Este estilo de liderança ajuda a estabelecer papéis e responsabilidades para cada um da equipe. Mas muito cuidado, pois ele pode estimular o trabalho mínimo se os liderados souberem quanto vale seu esforço o tempo todo. Esta liderança pode usar programas de incentivo para motivar funcionários, mas também tem de ser alinhado com os objetivos da empresa.

7. Estilo de Liderança Burocrática

Este tipo de liderança costuma seguir os livros e estudos. Desse modo, pode até ouvir e considerar a contribuição da equipe – o que a torna diferente da liderança autocrática -, porém o líder tende a resistir a estas contribuições caso elas entrem em conflito com as políticas da empresa ou alguma prática anterior já vivenciada pelo líder.

Equipes que ficam sob esse estilo de liderança podem não se sentir tão controlados, como na liderança autocrática, mas ainda há falta de liberdade no que se diz respeito ao quanto as pessoas são capazes em cumprir os seus papéis. Isso pode rapidamente apagar a inovação e, hoje em dia, não é uma prática muito incentivada pelas empresas que estão buscando crescimento rápido e metas ambiciosas para os negócios.

Avaliação dos Estilos de Liderança

Os líderes podem fazer uma mistura dos estilos de liderança citados acima, dependendo de sua área de atuação e desafios que enfrentam. Na essência destes estilos de liderança, há o que os especialistas chamam de “lógicas de ação”.

Essas lógicas de ação avaliam como os líderes interpretam seu ambiente e também como reagem quando seu poder ou sua segurança são desafiados.

Essa ideia é apresentada por uma ferramenta gerencial popularmente conhecida como “Perfil de Desenvolvimento de Liderança”.

Tal ferramenta foi criada por um grande especialista nesta área, Bill Torbert, em conjunto com a psicóloga Susanne Cook-Greuter e foi apresentada no livro “Personal and Organizational Transformations”, traduzido como Transformações Pessoais e Organizacionais.

A pesquisa se baseia em um conjunto de 36 tarefas com conclusões abertas para ajudar os pesquisadores a entender melhor como os líderes se desenvolvem e crescem.

Assim, vamos descrever seis lógicas de ação usando frases abertas que ajudam a pontuar cada uma delas.

Aqui você irá identificar com quais frases você mais concorda e irá descobrir em qual estilo de liderança você mais se encaixa.

1. Estilo de Liderança Individualista

De acordo com Bill Tolbert, o Individualista é criativo, autoconsciente e focado em suas próprias ações e desenvolvimento.

Essa lógica de ação é excepcionalmente motivada pelo desejo de atingir e superar as metas pessoais e melhorar constantemente suas habilidades.

Abaixo estão algumas frases que este perfil pode usar:

  • 1.1 – “Um líder sempre confia em sua própria intuição sobre processos organizacionais estabelecidos.”
  • 1.2 – “Importante ser capaz de se relacionar com os outros a fim de facilitar a comunicação de ideias mais complexas.”
  • 1.3 – “Estou mais confortável com o progresso do que com o sucesso.”

2. Estilo de Liderança Estrategista

Os estrategistas conhecem muito sobre o ambiente em que trabalham. Apresentando uma profunda noção de como as estrutura e os processos do negócio funcionam.

Além disso, possuem um senso crítico que ajuda a avaliar essas estruturas, processos e a identificar o que pode ser melhorado.

Alguns exemplos de frases que representam essa lógica de ação:

  • 2.1 – “Um bom líder deve sempre ser capaz de construir um consenso em grupos ‘rachados’.”
  • 2.2 – “É importante ajudar a desenvolver a organização como um todo, bem como o crescimento e as conquistas individuais dos meus liderados.”
  • 2.3 “Os conflitos são inevitáveis, mas tenho conhecimento suficiente sobre as relações pessoais e profissionais dentro da minha equipe para lidar com estes atritos.”

3. Estilo de Liderança Alquimista

Esta lógica de ação é uma das mais evoluídas e eficazes no gerenciamento de mudanças organizacionais.

O que diferencia o Alquimista das outras lógicas de ação é sua capacidade única de enxergar a situação atual de determinadas áreas e entender completamente a necessidade de levar os detalhes a sério.

Um líder com estas lógicas de ação, não deixa nenhum departamento ou funcionário ser negligenciado.

Frases para essa lógica de ação:

  • 3.1 – “O papel do líder é ajudar seus funcionários a alcançar seu maior potencial e possuir a empatia e consciência moral necessárias para auxiliá-los.”
  • 3.2 – “É importante causar um impacto profundo e positivo em qualquer coisa que eu esteja trabalhando.”
  • 3.3 – “Tenho capacidade de equilibrar as necessidades de curto prazo e as metas de longo prazo.”

4. Estilo de Liderança Oportunista

Os oportunistas são guiados por um certo nível de desconfiança da equipe e buscam ter um controle rigoroso para manter seus funcionários na linha.

Os Oportunistas tendem a considerar um mau comportamento como algo normal e utilizam o lema do “olho-por-olho”.

Alguns exemplos de frases usadas nessa lógica de ação.

  • 4.1 – “Um bom líder deve sempre enxergar nos outros uma competição potencial a ser superada, mesmo que seja à custa de seu desenvolvimento profissional.”
  • 4.2 – “Eu me reservo o direito de rejeitar a opinião daqueles que questionam ou criticam minhas ideias.”

5. Estilo de Liderança Diplomata

Ao contrário do Oportunista, o Diplomata não se preocupa com a concorrência ou em assumir o controle das situações.

Ele procura causar um impacto mínimo em sua organização, conformando-se às normas existentes e completando suas tarefas diárias com o mínimo de atrito possível.

Alguns exemplos de frases usadas nessa lógica de ação:

  • 5.1 – “Um líder deve resistir às mudanças, pois pode causar instabilidade entre os liderados.”
  • 5.2 – “Importante manter a equipe em situações de segurança e longe de conflitos/atritos para que o trabalho flua.”
  • 5.3 – “Meu papel de liderança é mais voltado a orientar a equipe ou para dar algum suporte a eles.”

6. Estilo de Liderança Especialista

O especialista é um profissional de alta qualidade em sua área de atuação. Dessa forma, esforça-se constantemente para aperfeiçoar seu conhecimento sobre um assunto e atuar de acordo com suas próprias expectativas.

Pode ser descrito também como um colaborador individual talentoso e uma fonte de conhecimento para a equipe.

Essa lógica de ação carece de algo de suma importância para os bons líderes: Inteligência Emocional.

Alguns exemplos de frases usadas nessa lógica de ação:

  • 6.1 – “Um bom líder deve sempre priorizar a busca de conhecimento sobre as necessidades da organização e de sua equipe.”
  • 6.2 – “Quando resolvemos problemas na empresa em conjunto com outras pessoas, minha opinião tende a ser a correta.”

Quais Estilos de Liderança Você se Encaixa?

Com quais lógicas de ação você se identificou mais? Pense em cada um dos exemplos de frases e como eles se parecem com você.

Agora, faça a ligação entre as frases e estilos de liderança conforme a tabela abaixo:

Frases Lógicas de Ação Estilos de Liderança
2.3Democrática
4.1 ; 4.2 ; 6.1 ; 6.2Autocrático
5.2 ; 5.3 ; 6.1Liberal (Laissez-Faire)
2.1 ; 2.2 ; 3.3Estratégica
1.1 ; 1.2 ; 1.3 ; 3.1 ; 3.2Transformacional
5.3Transacional
5.1Burocrática

Quanto mais lógicas de ação você concordar, maior a probabilidade de você praticar uma mistura de estilos de liderança.

Se você concordasse com o que o estrategista dissesse (frases 2.1, 2.2 e 2.3), isso faria de você um líder Estratégico de 66% e 33% de líder Democrático.

Se você concordou apenas com 2.3, mas também concordou com o que o líder Alquimista disse, isso faria de você um líder transformacional de 50% e 25% Estratégico e 25% Democrático.

Tenha em mente que essas lógicas de ação são apenas estágios de desenvolvimento e não atributos fixos – a maioria dos líderes irá progredir através de vários tipos de liderança ao longo de sua carreira.

Presente Mente Grande

Agora que você compreendeu os estilos de liderança e como funciona cada tipo, quero compartilhar com você algumas habilidades essenciais sobre a arte de liderar.

Este é o nosso presente para você, esperamos que você possa crescer ainda mais com este material e desenvolva seu lado pessoal e profissional.