Gestão de Pessoas: Aprenda os Conceitos e Boas Práticas

Seus colaboradores são o maior ativo que você tem. Assim, seu desempenho e atitude podem resultar no sucesso ou fracasso do seu negócio. Portanto, um dos maiores desafios de qualquer líder é a gestão de pessoas.

O líder é obrigado a liderar, motivar, treinar, inspirar e encorajar. Por outro lado, ele também é responsável por contratar, demitir, disciplinar, treinar e avaliar.

Essas funções parecem estar em desacordo, mas um líder de sucesso pode integrar os aspectos positivos e negativos dessas tarefas para criar uma força de trabalho positiva e produtiva.

Assim, gestão de pessoas engloba as tarefas de recrutamento, gerenciamento e fornecimento contínuo de suporte e orientação para os colaboradores de uma organização.

Essas tarefas podem incluir o seguinte: remuneração, contratação, gerenciamento de desempenho, desenvolvimento da organização, segurança, bem-estar, benefícios, motivação do colaborador, comunicação, administração e treinamento.

Ao gerenciar as pessoas dentro de uma organização, o líder deve se concentrar em contratar as pessoas certas e, em seguida, aproveitar ao máximo essas pessoas.

Provavelmente, a tarefa mais importante que um líder enfrentará ao lidar com as pessoas sob sua gestão é a de trazer o melhor deles.

Estimular e despertar o potencial das pessoas é, muitas vezes, visto como a chave para o sucesso de qualquer empresa.

Quando os talentos de um colaborador não são canalizados corretamente, seu comportamento pode comprometer seriamente o sucesso da sua empresa.

Neste artigo vamos abordar 10 dicas e boas práticas para que você possa entender um pouco mais sobre a arte de Liderar!

1. Boa Comunicação

Uma boa comunicação requer algumas habilidades que incluem:

  • Capacidade de convívio com as pessoas;
  • Capacidade de persuasão;
  • Capacidade de expor suas ideias para as pessoas;
  • Capacidade de ser claro nas suas falas.

Clareza na fala é particularmente importante, pois o tempo é limitado e a presença dos dispositivos móveis em nossa sociedade exige uma comunicação constante.

Dessa forma, bons líderes serão sempre o mais claro possível no que dizem e irão garantir que todos os colaboradores e liderados entendam.

2. Paciência

A paciência é uma daquelas habilidades que todos pensam que têm até que o trabalho seja realmente difícil. É verdade que algumas pessoas são mais pacientes que as outras , mas isso não significa que você não possa desenvolver sua capacidade de manter uma cabeça equilibrada em uma situação estressante.

Quando você sentir que os outros estão perdendo a calma – e você pode estar lá com eles – tente o seguinte exercício.

Controle sua respiração, mantenha seu pulmão trabalhando lentamente e, principalmente: não pense no problema, tente pensar na solução!

3. Confiança

Ser um líder é tudo sobre confiança. Você tem que confiar que os membros do seu time carregam os valores da empresa. Você precisa confiar que eles irão trabalhar juntos para completar qualquer tarefa que aparecer em seu caminho. E, finalmente, você tem que confiar que tudo isso acontecerá sem sua supervisão constante.

Lembre-se, você não pode fazer tudo. Em algum momento, você precisa delegar. Isso leva confiança – não apenas em seus colaboradores, mas em si mesmo e em sua capacidade de ser um líder eficaz.

4. Capacidade de Ouvir

Como pessoa em posição de liderança, você deve sempre viver de acordo com aquele ditado: “Recebemos dois ouvidos, mas apenas uma boca por um motivo”. A maior parte de sua atividade, então, deveria ser ouvir em vez de falar.

Aproveite o tempo para ouvir o que seus colaboradores têm a dizer sem interromper. Então pense sobre o que você quer dizer antes de responder.

Esse tipo de escuta e resposta ativas nem sempre são fáceis, mas, com a prática, pode fazer diferença em como você se comunica com os membros do seu time e como eles se comunicam com você.

5. Mente Aberta

O que significa ter uma mente aberta? Uma mente aberta é baseada na ideia de que você pode não ter todas as respostas, ou mesmo a melhor resposta para uma dada situação. Dessa forma, a noção de outra pessoa sobre o que fazer pode ser melhor que a sua.

Quando você mantém uma mente aberta – e garante que os membros do time saibam que você tem uma mente aberta – isso gera confiança e respeito. Seus funcionários saberão que seu ponto de vista, seu feedback e suas sugestões são valorizados e serão usados, se possível.

Quando você for conhecido por sua mente aberta, você também será conhecido como acessível e fácil de trabalhar.

6. Flexível

Flexibilidade significa entender que muitas vezes há várias maneiras de concluir uma tarefa. Só porque um membro da equipe escolhe resolver um problema de maneira diferente do que você faria, isso não significa que a abordagem está errada.

Pode haver uma maneira mais eficiente de realizar o trabalho, mas na maioria dos casos, são os resultados que realmente importam.

Flexibilidade também significa ser capaz de se ajustar rapidamente às mudanças das circunstâncias. Não seja tão arrumado que você não conseguirá tempo para lidar com um problema que não estava na sua agenda.

7. Habilidades de Liderança

Uma das habilidades mais importantes em gestão de pessoas é a capacidade de liderar de forma eficaz. Líderes eficazes motivam seu time a fazer grandes coisas.

Mas, como todas as habilidades desta lista, você pode desenvolver e fortalecer suas habilidades de liderança. Só é preciso entender o que motiva os membros do seu time, a disposição de fazer melhorias e muita prática (MUITA!).

Aqui estão algumas maneiras simples de desenvolver suas habilidades de liderança:

  • Dê aos seus colaboradores o que eles precisam pra ter sucesso;
  • Seja Otimista;
  • Reconhecimento por boas ações;
  • Lidere pelo Exemplo;
  • Tome decisões;
  • Tenha confiança em suas habilidades.

Não se assuste se você não estiver fazendo nada disso agora. Escolha uma das habilidades e trabalhe até que se torne um hábito. Em seguida, escolha outra e pratique por mais tempo. Dê um passo de cada vez e suas habilidades de liderança irão evoluir de uma maneira incrível.

8. Capacidade de Resolver Problemas

Para mim, esta é uma da habilidades mais importantes em Gestão de Pessoas.

Ser um líder significa lidar com problemas e resolvê-los. É basicamente a base do seu trabalho. Você precisa descobrir como programar melhor seus colaboradores, como configurar e gerenciar seus recursos, como acompanhar seu time, e toda uma série de outros desafios em gestão de pessoas.

Sem fortes habilidades de resolução de problemas, você nunca fará nada.

Então seja proativo. Se você perceber uma maneira de melhorar um processo existente ou reconhecer um possível problema antes que ele se torne um problema real, tome as medidas necessárias para corrigir a situação. E se você precisar desenvolver melhor suas habilidades de solução de problemas, estude, peça ajuda para um amigo, mentor ou gestor, mas não deixe de resolver!

9. Adapte-se às Mudanças

Flexibilidade e adaptabilidade podem parecer a mesma coisa, mas na verdade, são muito diferentes. Embora a flexibilidade signifique reconhecer as inúmeras maneiras de fazer as coisas, a adaptabilidade significa a capacidade de se adaptar de acordo com as mudanças de necessidades, situações e circunstâncias que surgem na jornada.

10. Saber Reconhecer

Não é preciso dizer que os colaboradores gostam de ser recompensados ​​e reconhecidos por seu sucesso. Sempre recompense os membros de do seu time por seu trabalho árduo. Isso se aplica a mais do que apenas os de melhor desempenho; faça questão de reconhecer aqueles que estão melhorando e fazendo o melhor que podem.

Considerações sobre Gestão

Estes são alguns dos conceitos e das boas práticas realizadas por grandes líderes e especialistas em gestão de pessoas. Então, se você está começando agora a exercer práticas de liderança, é muito importante que você leia novamente essas dicas e COLOQUE-AS EM PRÁTICA!

Conheça os Principais Estilos de Liderança e Descubra o Seu!

Acredite, um dos maiores erros que podemos cometer como líderes é não colocar em prática o que aprendemos. Precisamos exercitar nossa mente diariamente se quisermos buscar a excelência.

Faça Parte da Nossa Comunidade

Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos em primeira
mão e dê um passo adiante no seu desenvolvimento
pessoal e profissional.