Metodologias Ágeis: Aumentando a Eficiência e a Qualidade do Trabalho

As metodologias ágeis vêm crescendo e tomando espaço na vida daqueles que querem se desenvolver. Afinal, sua utilização já é global. Por isso, compreendemos como fundamental para o seu desenvolvimento que você também as conheça.

O Que São Metodologias Ágeis

As metodologias ágeis surgiram da necessidade em se desenvolver e executar projetos de maneira rápida e eficiente. Entretanto, os projetos não devem perder a coerência e a qualidade  do que foi proposto inicialmente.

Apesar de terem muita proximidade – e sua fundação – com a criação de softwares, os métodos ágeis podem ser aplicados a qualquer  situação que exija uma gestão de projetos.

Criadas a partir da observação das melhores práticas de gestão de projetos, essas metodologias trouxeram maior flexibilidade do que os métodos tradicionais e, por isso, se tornaram uma alternativa a eles.

A partir disso, tais métodos trazem como vantagem:

  • A melhoria contínua como consequência dos seus ciclos iterativos que buscam o refinamento do que for necessário, bem como um feedback constante;
  • Reduzir o tempo de desenvolvimento dos projetos;
  • Aumento da qualidade do produto;
  • Adaptação e flexibilidade perante mudanças inevitáveis (e muitas vezes, também, imprevisíveis!);
  • Trabalhos mais assertivos e eficientes;
  • E muito mais!

O Manifesto Ágil

O manifesto ágil demonstra aquilo que é fundamental para tais metodologias.

Sendo assim, temos:

  • Os indivíduos e suas interações – mais que processos e ferramentas;
  • O funcionamento do software – mais que documentação abrangente;
  • A colaboração com o cliente – mais que negociação de contratos;
  • A capacidade de resposta a mudanças – mais que seguir um plano.

As Principais Metodologias Ágeis

Lean

Metodologias Ageis Lean

O método Lean se baseia no cuidado com desperdícios e excessos. Diante disso, apresenta possibilidades para que um produto novo entre no mercado, melhorando os processos e as entregas.

Kanban

Metologia Ágil - Kanban

Oriundo do método Lean, o método Kanban facilita a visualização total das tarefas.

O nome é de origem japonesa e significa “cartão” ou “quadro”; por isso, podemos fazer uma relação com post-its – usados como lembretes para nossa organização. Ou seja, conforme as atividades, a pessoa se organiza para melhor gerir seu projeto.

Uma dica de organização, como o método Kanban, é a ferramenta Trello. A ferramenta Trello é  conhecida pela facilidade de seu uso para organização e gerenciamento de rotinas e projetos através de quadros.

Dessa forma, a organização mais comum – e até a primeira sugerida pelo próprio Trello – é a de criação de 3 cartões diferentes nomeados “A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”.  A partir daí, você organiza suas atividades de acordo com a necessidade e conforme o andamento.

Com essa metodologia, você pode observar com muita clareza o progresso das suas tarefas e ter mais controle sobre o que precisa ser desenvolvido.

É uma ótima saída pra quem sente que não consegue se organizar!

Scrum

Metologia Ágil - Scrum

A metodologia Scrum é uma das mais utilizadas atualmente, já que funciona através de ciclos chamados de Sprints.

Organizada através de ciclos, estes tendem a seguir uma ordem e uma duração de, mais ou menos, um mês.

E, para seu bom funcionamento, o Scrum começa com um Planejamento: é nesse planejamento  que as metas e objetivos serão estabelecidos.

Quando iniciados, cada Sprint tem as suas Daily Scrums. Estas são reuniões breves que acontecem todos os dias durante o Sprint, geralmente pela manhã. Nelas, questões como “o que eu fiz ontem para cumprir esse Sprint? O que eu posso fazer hoje? Há dificuldades?”, sendo essencial para o bom funcionamento dos Sprints e para a qualidade do produto final.

Quando, chegando ao fim de um Sprint, a equipe faz uma Sprint Review para revisar e avaliar o funcionamento do Sprint e se seu objetivo foi cumprido, considerando as necessidades de adaptações no produto.

Por fim, o Sprint Retrospective tem como objetivo avaliar a necessidade de adaptações no processo de trabalho. Este acontece depois da revisão do produto e antes do próximo planejamento.

Portanto, se você acredita que essa metodologia condiz com seu trabalho e você quer aprender mais sobre, assista essa aula e refine suas habilidades também!

Por Que Utilizar Metodologias Ágeis?

O principal objetivo das metodologias ágeis, então, é facilitar a o cumprimento das metas através do aprendizado e disciplina de organização. Assim, otimizando o trabalho e melhorando a qualidade dos produtos.

Logo, para aumentar a produtividade da equipe, melhorar sua própria organização e a qualidade dos seus produtos, recomendamos a adoção dessas metodologias!

Então faça parte da nossa Newsletter e continue recebendo conteúdos exclusivos para o seu desenvolvimento!