Feedback: Entenda sua Importância e Como Aplicá-lo Corretamente.

O feedback é muitas vezes mal entendido como sendo uma comunicação unidirecional entre o líder e o liderado. Entretanto, é a interação geral entre eles.

É essencial para maximizar o potencial de alguém, aumentar a conscientização e melhorar os pontos fortes dessa pessoa.

É também uma das ferramentas mais poderosas que um líder tem à sua disposição, desde que ele ou ela saiba como usá-lo corretamente.

Para isso, conheça os Principais Estilos de Liderança e Descubra o Seu!

Em uma situação prática, esse parecer é dado a um colaborador para que ele possa trabalhar nas áreas que precisam ser melhoradas.

Sem um feedback, o liderado pode até supor que não há nada para melhorar e, portanto, nenhum progresso está sendo feito.

Dito isso, a falta dele geralmente tem duas conseqüências principais:

  • O Colaborador está fazendo uma falsa avaliação de suas habilidades;
  • O Colaborador perde a confiança no Líder.

Aplicações do Feedback

O feedback é dado para reforçar um comportamento ou alterá-lo, se este for inaceitável. Sendo assim, pode sempre levar a algo construtivo. Entretanto, se tratada mal, a “crítica construtiva” pode se transformar em um argumento e então todo mundo perde.

Para que ele seja usado de forma construtiva, há certas etapas que precisam ser seguidas.

Se você quiser que o feedback tenha um efeito positivo e prático, então, há algumas coisas que você precisa considerar antes de realmente aplicá-lo.

Por exemplo, a pessoa que recebe um feedback construtivo não deve se sentir atacada de forma alguma e sua autoestima deve permanecer inalterada depois de recebê-lo.

Momento do Feedback

O feedback também deve ser dado o mais rápido possível, especialmente se for usado para um reconhecimento.

Parabenizar alguém por um trabalho bem feito depois de um mês não será tão bom quanto se você fosse parabenizá-lo imediatamente depois de fazer o trabalho.

Ao passar uma crítica construtiva, é mais importante que seja feito em privado. Se você faz isso na frente dos outros, isso não apenas desmotiva a pessoa que recebe, mas também pode desmotivar aqueles que estão assistindo.

Além disso, o feedback negativo (gosto de chamá-lo de construtivo) deve ser dado a partir de uma perspectiva pessoal. Deixe-os saberem que você é aquela pessoa que desaprova aquele tipo de comportamento e seja muito específico sobre o que é que você acha que eles fizeram de errado.

Dessa forma, eles não terão a impressão de que você tem algo ruim a dizer sobre suas personalidades, mas que eles precisam corrigir algo que fizeram.

Assim, você também deve oferecer-lhes uma chance de darem suas opiniões sobre seu feedback e deixá-los explicar suas ações.

Agora que entendemos um pouco sobre os conceitos, vamos passar pelos 5 principais motivos que fazem o feedback ser de extrema importância.

1. Feedback é uma escuta eficaz

Quer seja feito verbalmente ou por meio de uma pesquisa, a pessoa que o fornece precisa saber que ele foi compreendido (ou recebido) e precisa saber que gerou algo de valor para o liderado.

Portanto, sempre se certifique que isso foi cumprido!

2. Feedback Motiva

Quando pedimos um retorno, podemos realmente motivar os funcionários a um melhor desempenho.

Os funcionários gostam de se sentir valorizados e apreciam receber pedidos de feedback que podem ajudar a formular decisões de negócios.

E a resposta do cliente, dos fornecedores e de partes interessadas, podem e devem ser usados para motivar a construção de melhores relações de trabalho

3. Ele Melhora o Desempenho

É muito comum que o feedback seja algo que inicialmente assuste os colaboradores. Isso porque em algumas vezes é visto e/ou entendido como crítica negativa.

Na verdade, trata-se de uma crítica construtiva e é uma das melhores descobertas que podemos ter com o feedback, já que isso irá auxiliar a formular melhores decisões e, consequentemente, irá melhorar e aumentar o desempenho.

4. É um Aprendizado Contínuo

Invista tempo em perguntar e aprender sobre como os outros experimentam trabalhar com sua organização; seja seu cliente interno, externo ou colaborador. Nada melhor do que os participantes do processo exporem aquilo que estão sentindo.

Esse retorno contínuo é importante em todas as organizações, a fim de permanecer alinhado aos objetivos, às estratégias e a desenvolver melhorias de produtos e serviços, além de melhorar relacionamentos e muito mais.

A aprendizagem contínua é a chave para o sucesso.

5. Feedback Está Sempre Presente

Se você perguntar a alguém da sua empresa quando irá ocorrer um feedback, provavelmente ele(a) lhe falará sobre a pesquisa de funcionários, avaliação de desempenho ou uma avaliação de treinamento.

Mas, na verdade, o feedback está o tempo todo ao nosso redor. Toda vez que falamos com uma pessoa, um funcionário, cliente, fornecedor etc.

Estamos nos comunicando e recebendo feedback.

Presente – Mente Grande

Agora que você entendeu um pouco dos conceitos de feedback e também sobre como aplicá-lo corretamente, queremos presenteá-lo com um EXTRA!

Trata-se de um Checklist gratuito para garantir a efetividade do seu Feedback!