Prosperidade Financeira

Hoje vamos falar sobre prosperidade financeira, que é justamente, aquilo que separa de fato os ricos de pobres.

Mesmo com estudo, mesmo com oportunidades, ao possuir crenças limitantes você não vai prosperar.

Assim, todo processo de formação da mentalidade financeira é baseado em uma estrutura intelectual e cognitiva. Ou seja, suas crenças, sua estrutura emocional, que vão definir você como uma pessoa próspera e rica.

Por exemplo, pessoas que não tinham nada e prosperaram. Mas também aqueles que tinham muito e acabaram por perder tudo.

Modelo Mental – Pensar Como Rico

Trata-se do conjunto de crenças que possuímos. Nada mais é que a nossa maneira de se comunicar, de pensar e de sentir.  

Assim, nossas crenças de prosperidade financeira, geram um nível de comunicação e comportamento. Pois é essa mentalidade que vai definir onde você se encaixa no escopo geral, sua autoimagem.

Seja pobreza, classe média ou riqueza.

Dessa forma, ao entender como os ricos se comunicam, como os ricos pensam e sentem, você será capaz de transformar seu modelo mental e colocá-lo em prática à fim de prosperar.

Diferenças de Mentalidade

A seguir, veja algumas diferenças da mentalidade financeira entre ricos, pobres e classe média. Em qual delas você se encaixa?

As pessoas ricas se sentem merecedoras de ter dinheiro em abundância. Entretanto, os pobres sentem que ter dinheiro para pagar as contas e apenas ir sobrevivendo já está de bom tamanho. Já a classe média acha que ter dinheiro para pagar seu conforto e prazeres imediatos (bem materiais) é o suficiente.

As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos. Mas os pobres, têm ressentimento dos ricos, muitas vezes culpando os ricos pela sua pobreza e fracasso. A classe média, por outro lado, sente inveja e acreditam que os ricos têm sorte ou roubaram para serem ricos, buscam sempre tirar os méritos daqueles mais prósperos.

Pessoas ricas falam sobre patrimônio líquido, de quanto eles têm. A classe média fala de quanto ganham por mês e dos seus bens materiais. Já os pobres falam de seguros e outros benefícios.

A Principal Armadilha Contra a Riqueza

Você certamente conhece alguém que tem poupado dinheiro para os dias difíceis.

Saiba que, as pessoas mais focadas em se prevenir para os dias difíceis, de fato encontram dias difíceis.

Assim, elas gastam todas suas poupanças quando esses dias difíceis chegam.

Contudo, é aqui que está a armadilha, aqui é onde você precisa ter uma mudança de mentalidade efetiva e colocada em prática.

Pois, você não deve focar em ter reservas para os dias difíceis. Seu foco deve ser em ser próspero, em de fato ser uma pessoa rica. Assim, não guarde dinheiro apenas para os dias difíceis, guarde dinheiro para ser rico.

Até mesmo, invista para ajudar os outros e fazer o mundo um lugar melhor.

Pois, acredite, nossas crenças são auto realizáveis. Nunca pressuponha esses tais dias difíceis.

Assim, você deve guardar dinheiro para ser rico, prospero e abundante. Para fazer um mundo melhor. Para ter segurança, realizar seus sonhos.

É de extrema importância você moldar suas crenças para uma mentalidade de prosperidade financeira, saiba com clareza o porquê de você estar guardando dinheiro.

Prosperidade Financeira ou Fracasso Financeiro?

É necessário que você pare e faça um exercício mental, para compreender de fato quais são suas crenças limitantes. Sua mentalidade é de prosperidade ou de fracasso?

Dessa maneira, o primeiro passo para uma vida financeira saudável, é justamente construir crenças de identidade financeira.

Ou seja, você precisa se sentir e se ver como uma pessoa rica, uma pessoa próspera.

Uma pessoa que possui dinheiro, mas não se sente e não se enxerga como uma pessoa rica, eventualmente vai perder esse dinheiro.

São diversos os casos de pessoas que, por exemplo, ganharam na loteria e pouco tempo depois não possuíam mais nada do prêmio. Pois, não adianta ter sem ser.

Assim, no processo da construção da crença de prosperidade financeira, o primeiro passo é o ser. Você precisa ser rico.

O segundo passo é o fazer dinheiro, crescer profissionalmente. Aprimorar-se cada vez mais em sua carreira à fim de fazer cada vez mais dinheiro.

O último passo é ter de fato riqueza. Aqui está diretamente ligado ao seu merecimento.

Assim, a mentalidade financeira é o alinhamento da sua crença de identidade (ser), da sua crença de capacidade (fazer) e sua crença do merecimento (ter).

Gastar x Ganhar

Pode parecer extremamente óbvio, porém acredite, muitas pessoas não entendem de fato o que isso significa, mas, para ser rico você precisa gastar menos do que você ganha.

Essa talvez seja a principal relação que vai influenciar diretamente no seu crescimento financeiro. Quanto você ganha e quanto você gasta.

É necessário compreender que, pessoas ricas de fato, são aficionadas por ganhar dinheiro e não por gastar dinheiro.

No livro Pai Rico, Pai Pobre o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter., fala-se sobre a corrida dos ratos

A corrida dos ratos é um estilo de vida que a grande maioria dos trabalhadores leva. Trata-se de um padrão mental, uma crença limitante, onde tudo que se ganha é gasto de alguma forma.

Dessa maneira, ao receber o salário, o mesmo é usado para compra de bens supérfluos.

A pessoa é promovida e seus ganhos aumentam, mas esse salário excedente é gasto em produtos e serviços que não geram de fato riqueza.

E assim vai indo sucessivamente, ou seja, quanto mais você ganha mais você gasta.

Passa-se a vida inteira crescendo profissionalmente, mas sem crescer financeiramente.

Saiba que pessoas verdadeiramente ricas possuem dinheiro fazendo dinheiro. Mas elas sabem o ponto de equilíbrio entre o que ganham e o que gastam. Sua mentalidade financeira é desenvolvida e ela sabe aplicar seus ganhos. Pois a riqueza consiste em fazer dinheiro, não o gastar desenfreadamente.

O Preço do Sucesso – Diferença dos Ricos e dos Não Ricos

Como já foi abordado por aqui, o principal pilar do sucesso é a reprogramação de crenças.

Comportar-se de maneira diferente, agir diferente e sentir-se diferente, ou seja, moldar sua mentalidade financeira.

Além disso, é essencial enfrentar o desprazer. Para aqueles que querem ser ricos, isso é extremamente necessário.

Nada mais é do que fazer o que você não quer fazer, mas necessita ser feito. É uma característica evidenciada dos não ricos fazer apenas aquilo que traz prazer. Além de procrastinar aquilo que deve ser feito, mas que traz consigo desconforto.

Em conclusão, a excelência só é alcançada através de muita disciplina. Assim, cumpra hoje seus objetivos, eles trazendo algum prazer ou não. Pague o preço para o sucesso e alcance a prosperidade e abundância.

Veja mais dicas sobre como alcançar a prosperidade financeira!

O que achou do conteúdo? Interessado em colocar em práticas essas técnicas mas não sabe por onde começar?

Clique Aqui E Confira um curso 100% online com videoaulas gravadas onde o Master Coach Paulo Vieira ensinar as melhores e mais eficazes técnicas para eliminar pensamentos, crenças e comportamentos que causam desordem na sua vida financeira, além de mostrar como reprogramar sua mente para pensar como os ricos.