Relacionamento Interpessoal: do Pessoal ao Profissional

O fato é que vivemos em sociedade. Por isso, todos os dias estamos em contato com dezenas de pessoas. No trabalho, na faculdade e até mesmo na rua. Se vamos pedir um café em uma padaria, pedir um Uber ou conversar com um amigo, estamos exercitando o nosso relacionamento interpessoal.

O que é Relacionamento Interpessoal

Relacionamentos interpessoais requerem a vida em sociedade por serem, basicamente, o relacionamento entre duas ou mais pessoas e as dinâmicas e formas como interagimos com elas. Esse tipo de relacionamento, exige, portanto, uma vida social.

Entretanto, sabemos que relacionamentos exigem questões muito individuais e subjetivas e, por isso, estão sujeitos às variações de humor e personalidade de cada um dos envolvidos no relacionamento.

Por essa razão, o autoconhecimento e a autoestima estão completamente ligados aos nossos relacionamentos com outras pessoas.

Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal

O relacionamento intrapessoal se refere ao relacionamento individual e subjetivo de você com você mesmo. Mas como assim?

Acredito que todos já ouvimos alguma vez na vida o ditado “Não tem como amar outra pessoa sem se amar primeiro”. A partir disso, compreendemos que é muito importante desenvolver seu relacionamento consigo mesmo para conseguir desenvolver seu relacionamento com as outras pessoas.

Para desenvolver seu relacionamento intrapessoal, é importante começar se conhecendo. Você se conhece realmente bem?

O autoconhecimento é a chave principal para abertura de novos caminhos e desenvolvimentos diversos na sua vida. Mas por que? Porque quando nos conhecemos realmente bem, conhecemos nossas limitações, nossos objetivos e como podemos melhorá-los.

Quando temos consciência de quem somos, passamos a compreender a nossa atuação no mundo em que vivemos, nosso mindset e nossas crenças. Você sabe o que é mindset e qual é o seu?

Mas desenvolver o seu relacionamento intrapessoal, tem sua ligação, justamente, com sua autoestima e sua automotivação. Por esse motivo, estão ligados também aos seus resultados pessoais. Quando nos desenvolvemos e desenvolvemos nosso mindset, nossas crenças e nossos objetivos, impulsionamos nossas limitações e estas passam a ser motivações para melhorias.

Portanto, o relacionamento intrapessoal está estritamente relacionado ao relacionamento interpessoal  pelo fato de que, ao estarmos mais atento aos nossos próprios sentimentos e às nossas subjetividades, conseguimos melhorar nossas habilidades de comunicação e cooperação com outras pessoas.

Importância dos Relacionamentos Interpessoais

Já que o fato é que vivemos em sociedade e estamos, constantemente rodeados pelos nossos relacionamentos, estes têm sua importância pelo tanto que nos influenciam cotidianamente.

Somos moldados a partir de como e com quem nos relacionamos. Os ambientes que frequentamos e as pessoas que conhecemos nos influenciam o modo como nos relacionamos com todo o resto.

Tudo isso porque quanto mais pessoas conhecemos, mais aprendemos sobre o mundo e sobre as mais diversas coisas que nele acontecem. Quão incrível isso é?

Impacto no Trabalho

Como já foi dito antes, ao nos relacionarmos com outras pessoas, dependemos das nossas próprias subjetividades, também. Por esse motivo, nossos relacionamentos interpessoais estão suscetíveis à emoções conflitantes.

É, também, por essa razão que a Inteligência Emocional pode ser muito bem utilizada. Tendo em vista que, quando nos comportamos sem controle de nossas emoções, conflitos podem ser gerados.

Dessa forma, a Gestão de Conflitos tem conexão direta aos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Já que, no ambiente de trabalho, estamos mais propensos a encontrar pessoas que pensam diferente de nós. É nesse ponto em que surgem as divergências e elas devem ser usadas para algo positivo.

Como nossos pensamentos diferentes podem auxiliar no crescimento da empresa?

Ética e Relacionamento Interpessoal no Trabalho

A ética – muito resumidamente – é um conjunto de valores socialmente aceitos. E por estar no campo social, está relacionada aos nossos relacionamentos interpessoais.

Sendo assim, no campo profissional, não poderia ser diferente. Quando interagimos com outras pessoas, seguimos uma certa linha de comportamento. Isso, porque, temos esses valores socialmente compartilhados e aceitos que nos mantêm limitados até certo ponto.

Dessa maneira, no trabalho, seguimos esses valores a fim de nortear nossos relacionamentos. E, como já expressados, nortear nossas ações quando divergências são colocadas.

Dicas Para Um Bom Relacionamento Interpessoal no Trabalho

  • Liderança. Uma boa liderança deve criar um ambiente em que a comunicação seja imprescindível. Dessa forma, deve limpar as lacunas de comunicação, a fim de evitar conflitos.
  • Escutar o outro. Uma boa comunicação exige que, além de falar, escutemos o outro.
  • Respeito. O respeito é a base de qualquer relacionamento saudável. Por isso, independente da situação, o respeito deve ser sempre zelado.
  • Empatia. Coloque-se no lugar do outro. Compreenda suas colocações e suas limitações. Ajude-o sempre que possível.
  • Cooperação. Para um ambiente de trabalho saudável, a cooperação é vital.

Coisas como respeito, empatia, a escuta do outro e a cooperação servem de base pra qualquer relacionamento. Por isso, é importante que coloquemo-nas em prática em toda e qualquer esfera de nossas vidas.

É com essas dicas que percebemos e avaliamos como anda nossos relacionamentos. E também com elas é que podemos desenvolver novos e melhorar os que relacionamentos que já cativamos!

Gostou das nossas dicas? Então se inscreve na nossa Newsletter e receba nossas novidades!