Tomada de Decisão: Métodos e Ferramentas

A tomada de decisão é essencial em qualquer ambiente. Entretanto, na vida profissional, ela pode gerar grandes dores de cabeça. Por isso, aqui, vamos falar sobre métodos e etapas que facilitam-na para uma melhor experiência na sua área de trabalho!

Entenda o que é a tomada de decisão

A tomada de decisão é um processo que necessita de dados concretos e parte de escolhas racionais. É importante ter sempre consciência das consequências.

Podendo ser tanto simples quanto complexa, exige que, ao tomar uma decisão, a pessoa tenha plena certeza de suas escolhas. Isso significa que, desde escolher entre um capuccino ou café expresso na padaria, surgem questionamentos. Tais como:

“Estou com vontade de tomar capuccino. Mas tem canela e não gosto de canela. Devo, então tomar o café? Mas vale a pena abrir mão do capuccino só pela canela? E o preço, compensa? Será que escolho um pão pra acompanhar?”.

Note que, mesmo sendo algo simples, desenvolvi muitos questionamentos. E como resolvê-los e chegar a uma decisão de fato?

Brincadeiras à parte, o que eu quis mostrar foi que mesmo em nossa esfera de vida pessoal, precisamos constantemente da tomada de decisão. Ainda assim, no ambiente de trabalho as questões podem ser outras, mas perceba que, constantemente, você toma uma decisão:

“Por que essa cor e não outra para tal design? Por que tal palavra e não outra na formulação de um artigo? Se eu escolher fazer isso depois, será que vai me atrasar? Meu cliente vai ficar satisfeito com isso ou com aquilo? Qual será o melhor para tal situação?”.

É por essa razão que a tomada de decisão auxilia e facilita na hora de responder todos os questionamentos. Como, por exemplo: “Escolhi essa cor porque ela é mais próxima das cores da empresa. Essa palavra, nesse momento, melhora o entendimento do texto. Vou fazer isso agora pra não me atrasar”.

Mas como chegar a esses resultados?

Etapas da tomada de decisão

Para auxiliar nesse processo de tomada de decisão, algumas etapas foram pensadas. Conhecidas como tomada de decisão de Simon, elas consistem em três fases:

  1. Reconhecimento:
    1. Identificação de um problema ou oportunidade;
  2. Concepção, projeto, design:
    1. Estudo das alternativas;
  3. Escolha:
    1. Avaliação e seleção da melhor alternativa;
    2. Decisão;
    3. Acompanhamento da decisão.

Nesse meio tempo, é importante que quem vai tomar a decisão tome cuidado ao filtrar as opiniões de outras pessoas, cuidado ao procrastinar e que controle sua impulsividade.

Como no exemplo do capuccino: Se eu ouvir outras pessoas me dizendo para pedir o capuccino e, sem controlar minha impulsividade, pedir o capuccino, posso deixar de aproveitá-lo pelo fato de ter canela. Mas se eu procrastinar na fila da padaria e não conseguir me decidir, quantas pessoas ficarão atrás de mim e por quanto tempo?

Importância da tomada de decisão no campo profissional

No campo profissional, os gestores lidam, constantemente, com questões sobre as estratégias dos seus negócios. Por isso, a tomada de decisão passa também por esse caráter estratégico. Isso porque, muitas vezes, as decisões podem acarretar em grandes riscos.

Dessa forma, aprender a tomar decisões é essencial para um bom funcionamento do trabalho. Para isso, o autoconhecimento e um bom desenvolvimento da inteligência emocional são indispensáveis. Isso porque as emoções tendem a querer interferir nas decisões, mas devemos apelar sempre ao nosso lado racional.

As consequências, a partir de uma decisão, nos ambientes de trabalho podem ser implacáveis. É importante lembrar que não existe decisão perfeita porque nem sempre podemos prever as consequências e, portanto, o acompanhamento após a tomada da decisão é fundamental.

E é, justamente, pelo fato de que no campo profissional as decisões acarretam em grandes consequências que essas devem ser pensadas com calma e cautela. Por isso, o papel do líder é essencial. É através das tomadas de decisão que as empresas podem se movimentar, ir pra frente e se colocar no mercado.

Desse modo, alguns métodos e algumas ferramentas podem ser úteis e auxiliar na eficácia e eficiência das decisões.

Métodos e ferramentas

Análise Swot

A análise SWOT é uma sigla de termos da língua inglesa que significam: Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Traduzindo teríamos: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Tomada-de-decisão-Análise-SWOT

Sendo assim, uma ferramenta de análise para estabelecer planos e estratégias a partir das análises da situação com base, então, nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dessa situação e das decisões.

Design Thinking

Tomada-de-decisão-Design-Thinking

O método de Design Thinking é uma das derivações das tomadas de decisão e é usado como método de processo de pensamento crítico e criativo. Portanto, através desse processo, cria-se alternativas criativas e críticas para determinada situação, inovando e reinventando as decisões.

Entretanto, não perde seu caráter crítico nessa reinvenção e propõe 4 fases: Imersão, Ideação, Desenvolvimento e Prototipação.

Árvore de Decisão e Mapa Mental

Como os nomes já dizem, ambos os métodos criam mapas/esquemas. Sendo em formato de árvore ou em formato de mapa mesmo, cria-se uma série de escolhas e alternativas aos problemas em que, cada uma desencadeia novas ações e consequências.

Por isso, acarretam em grande volume de ideias e demonstram, através dos esquemas, que as ideias, as ações e as consequências estão completamente interligadas.

Além disso, deixa as alternativas e as escolhas mais visíveis.

Matriz GUT

A partir da análise de três categorias: Gravidade, Urgência e Tendência, cria-se uma tabela e atribui-se a cada problema uma nota que varia entre 1 e 5 para cada categoria. Assim, auxilia na classificação dos problemas e na identificação de qual é mais urgente.

Veja nosso exemplo:

Matriz GUT para tomada de decisão

Portanto, pude compreender que primeiro preciso decidir se quero tirar a canela do meu capuccino. Depois, sem a canela como problema, decido se quero café ou capuccino.

O exemplo serviu mesmo para mostrar a funcionalidade e a estruturação da canela. É claro que em uma fila de padaria não vou sentar e desenhar essa tabela pra estudar minhas opções!

Programação Neurolinguística – PNL

A Programação Neurolinguística tem um impacto direto no autoconhecimento. Por isso, é uma das estratégias que acaba sendo útil para a tomada de decisão para o alcance das metas.

Tomada-de-decisão-PNL

Tudo isso porque auxilia no controle das emoções e na melhora da comunicação dos relacionamentos interpessoais. A partir daí, tal ferramenta é importante para as transformações no modo de agir e pensar a fim de conquistar seus objetivos.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber um conteúdo original toda semana!